• O diálogo filosófico é uma atividade que pode ser utilizada para lidar com as dificuldades e aflições que atravessamos. A utilização da filosofia como terapia pode auxiliar na identificação de conflitos e questões que vivenciamos de cunho existencial, colaborando para encontrar novos caminhos e ampliar perspectivas.

Essa atividade propõe a utilização da filosofia de maneira prática, com fins terapêuticos, no sentido de um cuidado para com a existência. A filosofia, neste sentido é entendida não apenas como um conjunto de teorias e apontamentos, mas como uma atividade prática e terapêutica, que possiblita uma reflexão mais apurada sobre nossas experiências e emoções.

A saúde emocional é um tema que perpassa a filosofia desde muitos tempos. A própria filosofia já foi entendida como uma espécie de medicina da alma, sobretudo com o estoicismo e algumas tendências de filosofias helenísticas. Enquanto a medicina se ocupava do corpo, a filosofia se ocuparia do cuidado com a alma, as emoções e a subjetividade.

Em diversos momentos de nossa vida atravessamos angústia emocional diante de circunstâncias, escolhas e conflitos, e isso não significa necessariamente que estejamos com alguma doença ou transtorno. O sofrimento e a angústia fazem parte da experiência humana, e nem sempre há respostas prontas para as nossas angústias, é preciso encontrar a nossa própria compreensão.

Uma filosofia terapêutica favoreceria portanto um conhecimento intuitivo, ou uma abertura para nossos afetos, muitas vezes inconscientes, o que nos permite entendermos melhor como nossos sentimentos funcionam.
(André Martins, em 'Filosofia e saúde: métodos genealógico e filosófico-conceitual')

Esta modalidade terapêutica se configura como uma terapia alternativa, que exercita o pensar por si mesmo e o cuidado de si. O uso da filosofia enquanto terapia não substitui as práticas psicológicas ou psiquiátricas, mas se oferece como uma outra opção, que aposta no diálogo filosófico em favor da saúde emocional.

Por Bruno Carrasco.
@brunodevir

Texto completo em:
www.ex-isto.com

#filosofia #terapia #terapiaalternativa #filosofiaclinica #filosofiaterapeutica #medicinadaalma #cuidadodesi
    00
    O diálogo filosófico é uma atividade que pode ser utilizada para lidar com as dificuldades e aflições que atravessamos. A utilização da filosofia como terapia pode auxiliar na identificação de conflitos e questões que vivenciamos de cunho existencial, colaborando para encontrar novos caminhos e ampliar perspectivas. Essa atividade propõe a utilização da filosofia de maneira prática, com fins terapêuticos, no sentido de um cuidado para com a existência. A filosofia, neste sentido é entendida não apenas como um conjunto de teorias e apontamentos, mas como uma atividade prática e terapêutica, que possiblita uma reflexão mais apurada sobre nossas experiências e emoções. A saúde emocional é um tema que perpassa a filosofia desde muitos tempos. A própria filosofia já foi entendida como uma espécie de "medicina da alma", sobretudo com o estoicismo e algumas tendências de filosofias helenísticas. Enquanto a medicina se ocupava do corpo, a filosofia se ocuparia do cuidado com a alma, as emoções e a subjetividade. Em diversos momentos de nossa vida atravessamos angústia emocional diante de circunstâncias, escolhas e conflitos, e isso não significa necessariamente que estejamos com alguma doença ou transtorno. O sofrimento e a angústia fazem parte da experiência humana, e nem sempre há respostas prontas para as nossas angústias, é preciso encontrar a nossa própria compreensão. "Uma filosofia terapêutica favoreceria portanto um conhecimento intuitivo, ou uma abertura para nossos afetos, muitas vezes inconscientes, o que nos permite entendermos melhor como nossos sentimentos funcionam." (André Martins, em 'Filosofia e saúde: métodos genealógico e filosófico-conceitual') Esta modalidade terapêutica se configura como uma terapia alternativa, que exercita o pensar por si mesmo e o cuidado de si. O uso da filosofia enquanto terapia não substitui as práticas psicológicas ou psiquiátricas, mas se oferece como uma outra opção, que aposta no diálogo filosófico em favor da saúde emocional. Por Bruno Carrasco. @brunodevir Texto completo em: www.ex-isto.com #filosofia #terapia #terapiaalternativa #filosofiaclinica #filosofiaterapeutica #medicinadaalma #cuidadodesi
  • Quando alguém pergunta para que serve a filosofia, a resposta deve ser agressiva, visto que a pergunta pretende-se irônica e mordaz. A filosofia não serve nem ao Estado, nem à Igreja, que têm outras preocupações. Não serve a nenhum poder estabelecido. A filosofia serve para entristecer. Uma filosofia que não entristece a ninguém e não contraria ninguém, não é uma filosofia. A filosofia serve para prejudicar a tolice, faz da tolice algo de vergonhoso. Não tem outra serventia a não ser a seguinte: denunciar a baixeza do pensamento sob todas as suas formas. Existe alguma disciplina, além da filosofia, que se proponha a criticar todas as mistificações, quaisquer que sejam sua fonte e seu objetivo? Denunciar todas as ficções sem as quais as forças reativas não prevaleceriam. Denunciar, na mistificação, essa mistura de baixeza e tolice que forma tão bem a espantosa cumplicidade das vítimas e dos algozes. Fazer, enfim, do pensamento algo agressivo, ativo, afirmativo. Fazer homens livres, isto é, homens que não confundam os fins da cultura com o proveito do Estado, da moral, da religião.
(Gilles Deleuze, em 'Nietzsche e a filosofia', 1976)

#deleuze #gillesdeleuze #filosofia #nietzsche
    00
    Quando alguém pergunta para que serve a filosofia, a resposta deve ser agressiva, visto que a pergunta pretende-se irônica e mordaz. A filosofia não serve nem ao Estado, nem à Igreja, que têm outras preocupações. Não serve a nenhum poder estabelecido. A filosofia serve para entristecer. Uma filosofia que não entristece a ninguém e não contraria ninguém, não é uma filosofia. A filosofia serve para prejudicar a tolice, faz da tolice algo de vergonhoso. Não tem outra serventia a não ser a seguinte: denunciar a baixeza do pensamento sob todas as suas formas. Existe alguma disciplina, além da filosofia, que se proponha a criticar todas as mistificações, quaisquer que sejam sua fonte e seu objetivo? Denunciar todas as ficções sem as quais as forças reativas não prevaleceriam. Denunciar, na mistificação, essa mistura de baixeza e tolice que forma tão bem a espantosa cumplicidade das vítimas e dos algozes. Fazer, enfim, do pensamento algo agressivo, ativo, afirmativo. Fazer homens livres, isto é, homens que não confundam os fins da cultura com o proveito do Estado, da moral, da religião. (Gilles Deleuze, em 'Nietzsche e a filosofia', 1976) #deleuze #gillesdeleuze #filosofia #nietzsche
  • Pois muito bem! Vamos lá, experimenta-te. Mas não quero voltar a ouvir falar nenhuma questão que não autorize a experiência. Tais são os limites da minha 'veracidade'.
(Friedrich Nietzsche, em 'A Gaia Ciência')

#nietzsche #friedrichnietzsche #veracidade #filosofia #psicologia #experimetar #experiencia
    00
    Pois muito bem! Vamos lá, experimenta-te. Mas não quero voltar a ouvir falar nenhuma questão que não autorize a experiência. Tais são os limites da minha 'veracidade'. (Friedrich Nietzsche, em 'A Gaia Ciência') #nietzsche #friedrichnietzsche #veracidade #filosofia #psicologia #experimetar #experiencia
  • Nesta aula veremos duas perspectivas distintas sobre o cuidado de si: a partir de Sócrates e Nietzsche. Um deles apresenta uma prática ética consigo mesmo e com os outros, onde a virtude corresponde a busca do conhecimento e admissão da ignorância, enquanto que o outro propõe uma aceitação dos instintos e a experimentação de si, reconhecendo seus impulsos.

Será feita uma relação entre essas duas tendências a partir da 'Apologia de Sócrates', escrita por Platão, comparando com a obra 'Ecce Homo', de Nietzsche. Os dois textos fornecem uma espécie de revisão da vida e do valor dela, tanto no relato autobiográfico e a revisão da existência em Nietzsche, quanto no diálogo de Sócrates que o faz próximo de sua morte.

Data: 14 de abril de 2021.
Horário: 10 às 11h.
Meio: YouTube
(o link será enviado após a inscrição).
Valor: R$ 30,00.

Inscrição:
O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto, mediado pelo PagSeguro, ou por depósito/transferência bancária para NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica. Para pagamentos por Pix, a chave é o e-mail: brunobcarrasco@gmail.com.

Professor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia. Graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia e Psicoterapia Fenomenológico Existencial, pós-graduando em Aconselhamento Filosófico.

Bibliografia:
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WWF, 2010.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SÓCRATES. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2004.

Metodologia:
Esta aula será realizada totalmente online em video, onde o professor oferece explicações sobre os temas, citando livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar sua compreensão.

Mais informações/inscrição em:
www.ex-isto.com
(Link na bio)

#socrates #nietzsche #cuidado #cuidadodesi #autocuidado #platao #friedrichnietzsche #psicologia #filosofia #etica
    00
    Nesta aula veremos duas perspectivas distintas sobre o cuidado de si: a partir de Sócrates e Nietzsche. Um deles apresenta uma prática ética consigo mesmo e com os outros, onde a virtude corresponde a busca do conhecimento e admissão da ignorância, enquanto que o outro propõe uma aceitação dos instintos e a experimentação de si, reconhecendo seus impulsos. Será feita uma relação entre essas duas tendências a partir da 'Apologia de Sócrates', escrita por Platão, comparando com a obra 'Ecce Homo', de Nietzsche. Os dois textos fornecem uma espécie de revisão da vida e do valor dela, tanto no relato autobiográfico e a revisão da existência em Nietzsche, quanto no diálogo de Sócrates que o faz próximo de sua morte. Data: 14 de abril de 2021. Horário: 10 às 11h. Meio: YouTube (o link será enviado após a inscrição). Valor: R$ 30,00. Inscrição: O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto, mediado pelo PagSeguro, ou por depósito/transferência bancária para NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica. Para pagamentos por Pix, a chave é o e-mail: brunobcarrasco@gmail.com. Professor: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia. Graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia e Psicoterapia Fenomenológico Existencial, pós-graduando em Aconselhamento Filosófico. Bibliografia: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WWF, 2010. NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. SÓCRATES. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2004. Metodologia: Esta aula será realizada totalmente online em video, onde o professor oferece explicações sobre os temas, citando livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar sua compreensão. Mais informações/inscrição em: www.ex-isto.com (Link na bio) #socrates #nietzsche #cuidado #cuidadodesi #autocuidado #platao #friedrichnietzsche #psicologia #filosofia #etica
  • O grupo de estudos online sobre Terapias da Diferença pretende oferecer uma introdução sobre algumas propostas terapêuticas que reconhecem e valorizam a diferença enquanto uma característica positiva e saudável.

Neste grupo veremos sobre a terapia fenomenológico existencial, a filosofia clínica, a somaterapia e a esquizoanálise, perspectivas terapêuticas que possuem em comum o interesse sobre os diferentes modos de ser, afirmando ou potencializando a diferença.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, em cada encontro é utilizado um texto de referência. Os encontros são gravados, a gravação fica disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas:
10/Abr: Terapia existencial
24/Abr: Filosofia clínica
15/Mai: Somaterapia
29/Mai: Esquizoanálise

Horário: 15 às 16h30.
(fuso horário de Brasília)

Valor: R$ 60 / mês.
(corresponde a dois encontros)

Condutor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial.

Mais informações e inscrições em:
www.ex-isto.com
(link na bio)

#terapia #terapias #psicologia #diferenca #terapiaexistencial #filosofiaclinica #somaterapia #esquizoanalise #existencialismo #filosofia
    00
    O grupo de estudos online sobre Terapias da Diferença pretende oferecer uma introdução sobre algumas propostas terapêuticas que reconhecem e valorizam a diferença enquanto uma característica positiva e saudável. Neste grupo veremos sobre a terapia fenomenológico existencial, a filosofia clínica, a somaterapia e a esquizoanálise, perspectivas terapêuticas que possuem em comum o interesse sobre os diferentes modos de ser, afirmando ou potencializando a diferença. Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, em cada encontro é utilizado um texto de referência. Os encontros são gravados, a gravação fica disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado. Datas e temas: 10/Abr: Terapia existencial 24/Abr: Filosofia clínica 15/Mai: Somaterapia 29/Mai: Esquizoanálise Horário: 15 às 16h30. (fuso horário de Brasília) Valor: R$ 60 / mês. (corresponde a dois encontros) Condutor: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial. Mais informações e inscrições em: www.ex-isto.com (link na bio) #terapia #terapias #psicologia #diferenca #terapiaexistencial #filosofiaclinica #somaterapia #esquizoanalise #existencialismo #filosofia
  • Sem dúvida, entre formas de razão e formas da loucura, grandes são as semelhanças. E inquietantes: como distinguir, numa ação prudente, se ela foi cometida por um louco, e como distinguir, na mais insensata das loucuras, se ela pertence a um homem normalmente prudente e comedido?
(Michel Foucault, em 'História da Loucura na Idade Clássica')

#foucault #michelfoucault #loucura #psicologia #psiquiatria #filosofia #historiadaloucura #razao
    00
    Sem dúvida, entre formas de razão e formas da loucura, grandes são as semelhanças. E inquietantes: como distinguir, numa ação prudente, se ela foi cometida por um louco, e como distinguir, na mais insensata das loucuras, se ela pertence a um homem normalmente prudente e comedido? (Michel Foucault, em 'História da Loucura na Idade Clássica') #foucault #michelfoucault #loucura #psicologia #psiquiatria #filosofia #historiadaloucura #razao
  • A oficina de diálogos é uma experiência que acontece online, utilizando a filosofia de maneira prática, relacionando filosofia e vida. Nesta vamos percorrer alguns temas a partir da perspectiva de Jean-Paul Sartre.

Nos encontros, os temas são apresentados em sua relação com a vida, possibilitando uma troca de experiências entre os participantes a partir das temáticas, utilizando os conhecimentos filosóficos como ferramentas para uma ampliação de possibilidades de entendimento de mundo e de si mesmo.

Cada encontro tem a duração de uma hora, sendo os primeiros dez a vinte minutos para a exposição da temática pelo condutor, o tempo restante é dedicado para dialogarmos sobre o tema em relação com nossas experiências. Os encontros acontecem de acordo com as datas abaixo:

Datas e temas:
07/Abr: Convivência e conflitos
21/Abr: Ser-em-si e ser-para-si

Horário: 10 às 11h (horário de Brasília).

Condutor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia. Graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial.

Inscrição:
O valor para participação no grupo é de R$ 50, este pagamento corresponde aos dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, pelo site www.ex-isto.com, ou pela chave pix: brunobcarrasco@gmail.com.

Observação:
Não é necessário conhecimento sobre a filosofia de Sartre para a participação no grupo, este grupo esta aberto para qualquer um que esteja interessado em utilizar a filosofia como ferramenta para rever suas formas de vida, perspectivas e possibilidades. Ninguém será obrigado a falar, de modo que é possível participar somente como ouvinte, se preferir.

Mais infos em:
www.ex-isto.com

#sartre #jeanpaulsartre #existencialismo #filosofia #filosofiapratica #oficina #dialogos #online #psicologia #dialogo
    00
    A oficina de diálogos é uma experiência que acontece online, utilizando a filosofia de maneira prática, relacionando filosofia e vida. Nesta vamos percorrer alguns temas a partir da perspectiva de Jean-Paul Sartre. Nos encontros, os temas são apresentados em sua relação com a vida, possibilitando uma troca de experiências entre os participantes a partir das temáticas, utilizando os conhecimentos filosóficos como ferramentas para uma ampliação de possibilidades de entendimento de mundo e de si mesmo. Cada encontro tem a duração de uma hora, sendo os primeiros dez a vinte minutos para a exposição da temática pelo condutor, o tempo restante é dedicado para dialogarmos sobre o tema em relação com nossas experiências. Os encontros acontecem de acordo com as datas abaixo: Datas e temas: 07/Abr: Convivência e conflitos 21/Abr: Ser-em-si e ser-para-si Horário: 10 às 11h (horário de Brasília). Condutor: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia. Graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial. Inscrição: O valor para participação no grupo é de R$ 50, este pagamento corresponde aos dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, pelo site www.ex-isto.com, ou pela chave pix: brunobcarrasco@gmail.com. Observação: Não é necessário conhecimento sobre a filosofia de Sartre para a participação no grupo, este grupo esta aberto para qualquer um que esteja interessado em utilizar a filosofia como ferramenta para rever suas formas de vida, perspectivas e possibilidades. Ninguém será obrigado a falar, de modo que é possível participar somente como ouvinte, se preferir. Mais infos em: www.ex-isto.com #sartre #jeanpaulsartre #existencialismo #filosofia #filosofiapratica #oficina #dialogos #online #psicologia #dialogo
  • O grupo de estudos online em Psicoterapia Fenomenológico Existencial tem como intuito percorrer alguns dos fundamentos e características desta vertente de psicoterapia, partindo da leitura e diálogo de artigos selecionados.

A psicoterapia fenomenológico existencial encara a existência humana de maneira singular, em constante processo e transformação. Compreende que cada pessoa experimenta sua vida a partir de suas experiências em relação com o mundo e as outras pessoas, fazendo escolhas a todo momento.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, com abertura para trocar ideias e questões. Os encontros são gravados, a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas
03/Abr: Relação terapêutica
17/Abr: Diagnóstico e psicopatologia
08/Mai: Fenomenologia e psicologia
22/Mai: Desfecho da terapia

Horário: 15 às 16h30 (fuso horário de Brasília).

Condutor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial.

Inscrição:
A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, pelo www.ex-isto.com. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pela chave pix brunobcarrasco@gmail.com.

Mais informações em:
www.ex-isto.com

#fenomenologia #existencialismo #fenomenologiaexistencial #psicologia #psicoterapia #psico #psi #filosofia #existencial #feno #husserl #merleauponty
    00
    O grupo de estudos online em Psicoterapia Fenomenológico Existencial tem como intuito percorrer alguns dos fundamentos e características desta vertente de psicoterapia, partindo da leitura e diálogo de artigos selecionados. A psicoterapia fenomenológico existencial encara a existência humana de maneira singular, em constante processo e transformação. Compreende que cada pessoa experimenta sua vida a partir de suas experiências em relação com o mundo e as outras pessoas, fazendo escolhas a todo momento. Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, com abertura para trocar ideias e questões. Os encontros são gravados, a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado. Datas e temas 03/Abr: Relação terapêutica 17/Abr: Diagnóstico e psicopatologia 08/Mai: Fenomenologia e psicologia 22/Mai: Desfecho da terapia Horário: 15 às 16h30 (fuso horário de Brasília). Condutor: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial. Inscrição: A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, pelo www.ex-isto.com. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pela chave pix brunobcarrasco@gmail.com. Mais informações em: www.ex-isto.com #fenomenologia #existencialismo #fenomenologiaexistencial #psicologia #psicoterapia #psico #psi #filosofia #existencial #feno #husserl #merleauponty
  • O grupo de estudos online sobre Fenomenologia tem como intuito oferecer uma introdução sobre esta temática, enquanto uma atitude utilizada em ciências humanas que busca captar as coisas tal como aparecem, sem cair em teorizações ou em suposições abstratas.

No primeiro encontro veremos o que é a fenomenologia, no segundo abordaremos a volta ao mundo-da-vida, o terceiro encontro será sobre as diferenças entre a fenomenologia em Husserl e Merleau-Ponty, e no último encontro concluiremos com o método fenonenológico.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, em cada encontro é utilizado um texto de referência. Os encontros são gravados, a gravação fica disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas:
03/Abr: O que é fenomenologia?
17/Abr: Volta ao mundo-da-vida
08/Mai: Husserl e Merleau-Ponty
22/Mai: Método fenomenológico

Horário: 10 às 11h30 (fuso horário de Brasília).

Condutor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial.

Inscrição:
A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, pelo www.ex-isto.com. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pela chave pix brunobcarrasco@gmail.com.

Mais informações em:
www.ex-isto.com

#fenomenologia #estudo #filosofia #psicologia #estudos #grupo #grupodeestudos #husserl #merleauponty #metodofenomenologico #psico #psi #existencialismo
    00
    O grupo de estudos online sobre Fenomenologia tem como intuito oferecer uma introdução sobre esta temática, enquanto uma atitude utilizada em ciências humanas que busca captar as coisas tal como aparecem, sem cair em teorizações ou em suposições abstratas. No primeiro encontro veremos o que é a fenomenologia, no segundo abordaremos a volta ao mundo-da-vida, o terceiro encontro será sobre as diferenças entre a fenomenologia em Husserl e Merleau-Ponty, e no último encontro concluiremos com o método fenonenológico. Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, em cada encontro é utilizado um texto de referência. Os encontros são gravados, a gravação fica disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado. Datas e temas: 03/Abr: O que é fenomenologia? 17/Abr: Volta ao mundo-da-vida 08/Mai: Husserl e Merleau-Ponty 22/Mai: Método fenomenológico Horário: 10 às 11h30 (fuso horário de Brasília). Condutor: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial. Inscrição: A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, pelo www.ex-isto.com. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pela chave pix brunobcarrasco@gmail.com. Mais informações em: www.ex-isto.com #fenomenologia #estudo #filosofia #psicologia #estudos #grupo #grupodeestudos #husserl #merleauponty #metodofenomenologico #psico #psi #existencialismo
  • O cuidado de si é uma expressão utilizada por Michel Foucault a partir dos anos 1980, em seus estudos sobre a relação entre o sujeito e a verdade o governo de si e dos outros, sobretudo sobre o modo como as pessoas se relacionam consigo mesmas e com as outras, enquanto ideal e prática ética, analisando os discursos da constituição de si.

Entre as práticas do cuidado de si, havia na Grécia arcaica, entre os séculos VIII a.C. à VI a.C., os ritos de purificação, os exercícios de resistência, as técnicas de concentração da alma e de retiro. Estas práticas foram posteriormente integradas aos movimentos religiosos, espirituais e filosóficos, em especial no pitagorismo.

Platão, no século IV a.C., apresenta seu mestre Sócrates como uma referência do cuidado de si, relacionado este cuidado com o conhecimento de si, que envolvia uma espécie de governo de si e dos outros, envolvendo a política, a pedagogia e o conhecimento enquanto esferas do cuidado de si. Segundo ele, era preciso exercitar o governo de si, para que fosse possível governar os outros.

Na filosofia helenística e romana, entre os séculos III a.C. e II d.C., o entendimento do cuidado de si passa por uma grande transformação, onde vai deixando de se dirigir ao governo da cidade e dos outros, voltando-se mais diretamente para o governo de si mesmo, que não se faz apenas por meio do conhecimento, mas envolve uma série práticas e exercícios diários.

O cuidado se torna, portanto, um conjunto de técnicas de si, uma espécie de arte da existência, fazendo da vida uma obra de arte. A filosofia passa a ser utilizada como uma espécie de operação médica, no sentido de utilizar o saber para se curar.

Por Bruno Carrasco.
@brunodevir

Texto completo em:
www.ex-isto.com

#cuidadodesi #foucault #michelfoucault #cuidado #psicologia #filosofia
    00
    O cuidado de si é uma expressão utilizada por Michel Foucault a partir dos anos 1980, em seus estudos sobre a relação entre o "sujeito" e a "verdade" o governo de si e dos outros, sobretudo sobre o modo como as pessoas se relacionam consigo mesmas e com as outras, enquanto ideal e prática ética, analisando os discursos da constituição de si. Entre as práticas do cuidado de si, havia na Grécia arcaica, entre os séculos VIII a.C. à VI a.C., os ritos de purificação, os exercícios de resistência, as técnicas de concentração da alma e de retiro. Estas práticas foram posteriormente integradas aos movimentos religiosos, espirituais e filosóficos, em especial no pitagorismo. Platão, no século IV a.C., apresenta seu mestre Sócrates como uma referência do cuidado de si, relacionado este cuidado com o conhecimento de si, que envolvia uma espécie de governo de si e dos outros, envolvendo a política, a pedagogia e o conhecimento enquanto esferas do cuidado de si. Segundo ele, era preciso exercitar o governo de si, para que fosse possível governar os outros. Na filosofia helenística e romana, entre os séculos III a.C. e II d.C., o entendimento do cuidado de si passa por uma grande transformação, onde vai deixando de se dirigir ao governo da cidade e dos outros, voltando-se mais diretamente para o governo de si mesmo, que não se faz apenas por meio do conhecimento, mas envolve uma série práticas e exercícios diários. O cuidado se torna, portanto, um conjunto de técnicas de si, uma espécie de arte da existência, fazendo da vida uma "obra de arte". A filosofia passa a ser utilizada como uma espécie de "operação médica", no sentido de utilizar o saber para "se curar". Por Bruno Carrasco. @brunodevir Texto completo em: www.ex-isto.com #cuidadodesi #foucault #michelfoucault #cuidado #psicologia #filosofia
  • O livro 'O que é Loucura', escrito por João Frayze-Pereira, explora brevemente distintos entendimentos sobre a loucura, contrastando as perspectivas da ciência, de culturas antigas e diferentes, apresentando a partir da medicina, da psiquiatria, da história, do senso comum e da etnopsiquiatria, constatando que o vínculo entre loucura e patologia não é universal.

Deste modo, é possível pensar a loucura enquanto parte integrante da própria razão, algo difícil de aceitar no contexto científico positivista, que tende a classifica-la como doença mental ou desvio social. Segundo o autor, professor do instituto de psicologia da USP desde 1971, a determinação dos estados normal e patológico está mais relacionada com a cultura e a sociedade, do que com a ciência ou a psiquiatria.

Trechos do livro:

Com efeito, crer numa loucura localizada no indivíduo e emprestar ao louco uma vestimenta que o transfigura em monstro não só tende a retirar-lhe o estatuto de humanidade, como também a nos fazer esquecer que algo se diz através da loucura.

designa-se louco o indivíduo cuja maneira de ser é relativa a uma outra maneira de ser. E esta não é uma maneira de ser qualquer, mas a maneira normal de ser. Portanto, será sempre em relação a uma ordem de “normalidade”, “racionalidade” ou “saúde” que a loucura é concebida nos quadros da “anormalidade”, “irracionalidade” ou “doença”.

Nesse sentido, normalizar é impor uma exigência a uma existência que possui um caráter diversificado, irregular. Essa diversidade vai se apresentar em relação à exigência como um elemento de resistência e indeterminação.

se o normal se define mediante a execução de um projeto normativo, este, ao mesmo tempo que engendra o anormal (o anormal é condicionado pelo normal), é acionado por ele (o anormal é condição do normal). Em outras palavras, o anormal é uma virtualidade inscrita no próprio processo de constituição do normal e não um fato ou uma entidade autônoma.

se é a sociedade que efetivamente define as normas de pensamento e de comportamento, o que é normal na sociedade A poderá ser considerado patológico na sociedade B e vice-versa.

#loucura #psicologia #filosofia #foucault #doencamental #psi
    00
    O livro 'O que é Loucura', escrito por João Frayze-Pereira, explora brevemente distintos entendimentos sobre a loucura, contrastando as perspectivas da ciência, de culturas antigas e diferentes, apresentando a partir da medicina, da psiquiatria, da história, do senso comum e da etnopsiquiatria, constatando que "o vínculo entre loucura e patologia não é universal". Deste modo, é possível pensar a loucura enquanto parte integrante da própria razão, algo difícil de aceitar no contexto científico positivista, que tende a classifica-la como doença mental ou desvio social. Segundo o autor, professor do instituto de psicologia da USP desde 1971, a determinação dos estados "normal" e "patológico" está mais relacionada com a cultura e a sociedade, do que com a ciência ou a psiquiatria. Trechos do livro: Com efeito, crer numa loucura localizada no indivíduo e emprestar ao louco uma vestimenta que o transfigura em monstro não só tende a retirar-lhe o estatuto de humanidade, como também a nos fazer esquecer que algo se diz através da loucura. designa-se louco o indivíduo cuja maneira de ser é relativa a uma outra maneira de ser. E esta não é uma maneira de ser qualquer, mas a maneira normal de ser. Portanto, será sempre em relação a uma ordem de “normalidade”, “racionalidade” ou “saúde” que a loucura é concebida nos quadros da “anormalidade”, “irracionalidade” ou “doença”. Nesse sentido, normalizar é impor uma exigência a uma existência que possui um caráter diversificado, irregular. Essa diversidade vai se apresentar em relação à exigência como um elemento de resistência e indeterminação. se o normal se define mediante a execução de um projeto normativo, este, ao mesmo tempo que engendra o anormal (o anormal é condicionado pelo normal), é acionado por ele (o anormal é condição do normal). Em outras palavras, o anormal é uma virtualidade inscrita no próprio processo de constituição do normal e não um fato ou uma entidade autônoma. se é a sociedade que efetivamente define as normas de pensamento e de comportamento, o que é normal na sociedade A poderá ser considerado patológico na sociedade B e vice-versa. #loucura #psicologia #filosofia #foucault #doencamental #psi
  • O grupo de estudos online sobre a Loucura tem como intuito possibilitar reflexões e uma ampliação de perspectivas sobre a loucura, a partir da leitura e do diálogo de temas relacionados.

Abordaremos sobre a dificuldade da definição de loucura; suas distintas acepções a partir da filosofia, psicologia e literatura; as categorizações de doença mental e desvio social; e uma breve história da loucura, de suas manifestações na cultura e na ciência.

Todos os encontros acontecem online de acordo com as datas e horários abaixo. Os encontros serão gravados e a gravação será disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas:
11/Mar: Questão problemática
25/Mar: Doença ou desvio?
08/Abr: História da loucura 1
22/Abr: História da loucura 2

Horário: 15 às 16h30 (fuso horário de Brasília).
Valor: R$ 60 / mês.

Inscrição:
O valor da inscrição é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por PIX, a chave é o e-mail: brunobcarrasco@gmail.com. É possível também fazer por cartão de débito e crédito ou boleto, no site www.ex-isto.com, ou por depósito / transferência para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, nesta modalidade entre em contato para solicitar os dados.

Condução:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, em psicoterapia fenomenológico existencial e pós-graduando em aconselhamento filosófico.

Bibliografia:
FRAYZE-PEREIRA, João. O que é Loucura. São Paulo: Brasiliense, 2002.

#loucura #psicologia #louco #estudo #grupodeestudos #filosofia #saudemental #doencamental #psico #psi #historiadaloucura
    00
    O grupo de estudos online sobre a Loucura tem como intuito possibilitar reflexões e uma ampliação de perspectivas sobre a loucura, a partir da leitura e do diálogo de temas relacionados. Abordaremos sobre a dificuldade da definição de loucura; suas distintas acepções a partir da filosofia, psicologia e literatura; as categorizações de doença mental e desvio social; e uma breve história da loucura, de suas manifestações na cultura e na ciência. Todos os encontros acontecem online de acordo com as datas e horários abaixo. Os encontros serão gravados e a gravação será disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado. Datas e temas: 11/Mar: Questão problemática 25/Mar: Doença ou desvio? 08/Abr: História da loucura 1 22/Abr: História da loucura 2 Horário: 15 às 16h30 (fuso horário de Brasília). Valor: R$ 60 / mês. Inscrição: O valor da inscrição é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por PIX, a chave é o e-mail: brunobcarrasco@gmail.com. É possível também fazer por cartão de débito e crédito ou boleto, no site www.ex-isto.com, ou por depósito / transferência para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, nesta modalidade entre em contato para solicitar os dados. Condução: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, em psicoterapia fenomenológico existencial e pós-graduando em aconselhamento filosófico. Bibliografia: FRAYZE-PEREIRA, João. O que é Loucura. São Paulo: Brasiliense, 2002. #loucura #psicologia #louco #estudo #grupodeestudos #filosofia #saudemental #doencamental #psico #psi #historiadaloucura
  • Agora lhe parece um erro o que outrora você amou como sendo uma verdade ou probabilidade: você o afasta de si e imagina que sua razão teve aí uma vitória. Mas talvez esse erro, quando você era outro - você é sempre outro, aliás -, lhe fosse tão necessário quanto as suas verdades de agora, semelhante a uma pele que lhe escondia e cobria muitas coisas que você ainda não podia ver. Foi sua nova vida que matou para você aquela opinião, não a sua razão: você não precisa mais dela, e agora ela se despedaça e a irracionalidade surge de dentro dela como um verme que vem à luz. Quando exercemos a crítica, isso não é algo deliberado e impessoal - é, no mínimo com muita frequência, uma prova de que em nós há energias vitais que estão crescendo e quebrando uma casca. Nós negamos e temos de negar, pois algo em nós está querendo viver e se afirmar, algo que talvez ainda não conheçamos, ainda não vejamos!
(Nietzsche, em 'A Gaia Ciência', aforismo 307)

#nietzsche #friedrichnietzsche #frases #filosofia #afirmar #vida #psicologia #existencialismo #agaiaciencia
    00
    Agora lhe parece um erro o que outrora você amou como sendo uma verdade ou probabilidade: você o afasta de si e imagina que sua razão teve aí uma vitória. Mas talvez esse erro, quando você era outro - você é sempre outro, aliás -, lhe fosse tão necessário quanto as suas "verdades" de agora, semelhante a uma pele que lhe escondia e cobria muitas coisas que você ainda não podia ver. Foi sua nova vida que matou para você aquela opinião, não a sua razão: você não precisa mais dela, e agora ela se despedaça e a irracionalidade surge de dentro dela como um verme que vem à luz. Quando exercemos a crítica, isso não é algo deliberado e impessoal - é, no mínimo com muita frequência, uma prova de que em nós há energias vitais que estão crescendo e quebrando uma casca. Nós negamos e temos de negar, pois algo em nós está querendo viver e se afirmar, algo que talvez ainda não conheçamos, ainda não vejamos! (Nietzsche, em 'A Gaia Ciência', aforismo 307) #nietzsche #friedrichnietzsche #frases #filosofia #afirmar #vida #psicologia #existencialismo #agaiaciencia
  • O grupo de estudos online sobre a História da Filosofia propõe um diálogo sobre o percurso da filosofia ocidental, desde os pré-socráticos até os filósofos pós-modernos. Nos primeiros meses vimos o início da filosofia na Grécia antiga, os primeiros filósofos, Sócrates e os sofistas. Nos meses seguintes abordaremos Platão, Aristóteles, as filosofias helenísticas e greco-romanas.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo. Cada encontro fica gravado e a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado. A história da filosofia é um tema fundamental para nos situarmos na produção filosófica e nas vertentes de filosofia, bem como suas influências nas ciências humanas e exatas.

Datas e temas:
13/Mar: Platão e teoria das ideias
27/Mar: Aristóteles e a ciência
10/Abr: Filosofia Helenística 
24/Abr: Filosofia Greco-Romana
Horário: 10 às 11h30 (fuso horário de Brasília)
Valor: R$ 60,00 / mês.

Condutor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, em psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico.

Inscrição:
A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que equivale a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, no site. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pelo pix brunobcarrasco@gmail.com.

Bibliografia:
ABRÃO, Bernadette. História da filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 12 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

#filosofia #historia #historiadafilosofia #grupodeestudos #estudos #grupo #filosofar #filosofando #dialogos #estudo #online #estudosonline #historiafilosofia
    00
    O grupo de estudos online sobre a História da Filosofia propõe um diálogo sobre o percurso da filosofia ocidental, desde os pré-socráticos até os filósofos pós-modernos. Nos primeiros meses vimos o início da filosofia na Grécia antiga, os primeiros filósofos, Sócrates e os sofistas. Nos meses seguintes abordaremos Platão, Aristóteles, as filosofias helenísticas e greco-romanas. Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo. Cada encontro fica gravado e a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado. A história da filosofia é um tema fundamental para nos situarmos na produção filosófica e nas vertentes de filosofia, bem como suas influências nas ciências humanas e exatas. Datas e temas: 13/Mar: Platão e teoria das ideias 27/Mar: Aristóteles e a ciência 10/Abr: Filosofia Helenística 24/Abr: Filosofia Greco-Romana Horário: 10 às 11h30 (fuso horário de Brasília) Valor: R$ 60,00 / mês. Condutor: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, em psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico. Inscrição: A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que equivale a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, no site. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pelo pix brunobcarrasco@gmail.com. Bibliografia: ABRÃO, Bernadette. História da filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999. ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 12 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. #filosofia #historia #historiadafilosofia #grupodeestudos #estudos #grupo #filosofar #filosofando #dialogos #estudo #online #estudosonline #historiafilosofia
  • A oficina de diálogos acontece online como uma experiência terapêutica em grupo, utilizando a filosofia de maneira prática, relacionando filosofia e vida. Nesta vamos percorrer alguns temas de Jean-Paul Sartre.

Nos encontros, os temas são apresentados em sua relação direta com a vida, possibilitando a troca de experiências entre os participantes a partir das temáticas, utilizando os conhecimentos filosóficos como ferramentas para uma ampliação de possibilidades de entendimento de mundo e de si mesmo.

Datas e temas:
10/Mar: Existência e liberdade
24/Mar: Angústia e projeto
Horário: 10 às 11h (horário de Brasília).
Valor: R$ 50,00 (os dois encontros).

Formato:
A oficina de diálogos acontece online, por meio do aplicativo Google Meet, numa videoconferência, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem) para trocar ideias e experiências relacionadas com os temas filosóficos.

Condutor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta do devir, autor do livro Existencialismo e Psicologia. Graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico.

Inscrição:
O valor para participação no grupo é de R$ 50, este pagamento corresponde aos dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, por meio do PagSeguro, ou pelo pix: brunobcarrasco@gmail.com.

Mais informações em:
www.ex-isto.com

#sartre #existencialismo #fenomenologia #filosofia #filosofiapratica #oficina #terapeutico #terapia #terapiaemgrupo #jeanpaulsartre #liberdade #angustia
    00
    A oficina de diálogos acontece online como uma experiência terapêutica em grupo, utilizando a filosofia de maneira prática, relacionando filosofia e vida. Nesta vamos percorrer alguns temas de Jean-Paul Sartre. Nos encontros, os temas são apresentados em sua relação direta com a vida, possibilitando a troca de experiências entre os participantes a partir das temáticas, utilizando os conhecimentos filosóficos como ferramentas para uma ampliação de possibilidades de entendimento de mundo e de si mesmo. Datas e temas: 10/Mar: Existência e liberdade 24/Mar: Angústia e projeto Horário: 10 às 11h (horário de Brasília). Valor: R$ 50,00 (os dois encontros). Formato: A oficina de diálogos acontece online, por meio do aplicativo Google Meet, numa videoconferência, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem) para trocar ideias e experiências relacionadas com os temas filosóficos. Condutor: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, terapeuta do devir, autor do livro Existencialismo e Psicologia. Graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico. Inscrição: O valor para participação no grupo é de R$ 50, este pagamento corresponde aos dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, por meio do PagSeguro, ou pelo pix: brunobcarrasco@gmail.com. Mais informações em: www.ex-isto.com #sartre #existencialismo #fenomenologia #filosofia #filosofiapratica #oficina #terapeutico #terapia #terapiaemgrupo #jeanpaulsartre #liberdade #angustia
  • Aula online sobre Foucault, filósofo francês que evidenciou a condição histórica e contingente dos saberes, das relações de poder e das práticas de cuidado de si.

Nesta aula veremos uma breve introdução sobre Michel Foucault, passando por alguns dos principais temas de sua filosofia: breve biografia, a arqueologia, a história da loucura, o nascimento da clínica, a genealogia do poder, o poder disciplinar, o panoptismo e o cuidado de si.

Data: 09 de março de 2021, terça-feira.
Horário: 10 às 11h.
Meio: YouTube (o link será enviado após a inscrição).
Valor: R$ 30,00.

Pagamento
O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto, mediado pelo PagSeguro, ou por depósito/transferência bancária para NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica. Para depósitos ou transferências entre em contato solicitando os dados bancários. Pagamentos por Pix, a chave é o e-mail: brunobcarrasco@gmail.com.

Metodologia
Esta aula será realizada totalmente online em video, onde o professor oferece explicações sobre os temas, citando livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar sua compreensão.

Professor
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, em psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico.

Bibliografia:
CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015.
FOUCAULT, Michel. Resumo dos Cursos do Collège de France. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MACHADO, Roberto. Foucault, a Ciência e o Saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.
TAYLOR, Dianna (org.). Michel Foucault: conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
YAZBEK, André. 10 lições sobre Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Mais informações e inscrições:
www.ex-isto.com
(ou link na bio)

#foucault #michelfoucault #filosofia #aula #loucura #poder #panoptico #cuidadodesi #filosofiacontemporanea #filosofiacontinental #filosofiaposmoderna
    00
    Aula online sobre Foucault, filósofo francês que evidenciou a condição histórica e contingente dos saberes, das relações de poder e das práticas de cuidado de si. Nesta aula veremos uma breve introdução sobre Michel Foucault, passando por alguns dos principais temas de sua filosofia: breve biografia, a arqueologia, a história da loucura, o nascimento da clínica, a genealogia do poder, o poder disciplinar, o panoptismo e o cuidado de si. Data: 09 de março de 2021, terça-feira. Horário: 10 às 11h. Meio: YouTube (o link será enviado após a inscrição). Valor: R$ 30,00. Pagamento O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto, mediado pelo PagSeguro, ou por depósito/transferência bancária para NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica. Para depósitos ou transferências entre em contato solicitando os dados bancários. Pagamentos por Pix, a chave é o e-mail: brunobcarrasco@gmail.com. Metodologia Esta aula será realizada totalmente online em video, onde o professor oferece explicações sobre os temas, citando livros e referências para aprofundamento sobre a temática, de modo a facilitar sua compreensão. Professor Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e em pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia, em psicoterapia fenomenológico existencial, pós-graduando em aconselhamento filosófico. Bibliografia: CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. FOUCAULT, Michel. Resumo dos Cursos do Collège de France. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. MACHADO, Roberto. Foucault, a Ciência e o Saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005. TAYLOR, Dianna (org.). Michel Foucault: conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. YAZBEK, André. 10 lições sobre Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. Mais informações e inscrições: www.ex-isto.com (ou link na bio) #foucault #michelfoucault #filosofia #aula #loucura #poder #panoptico #cuidadodesi #filosofiacontemporanea #filosofiacontinental #filosofiaposmoderna
  • O filósofo alemão Edmund Husserl elaborou o método fenomenológico partindo de uma crítica sobre as ciências positivistas e da filosofia idealista, propondo uma revisão sobre o entendimento de como conhecemos e captamos o mundo e as coisas do mundo.

A fenomenologia propõe um novo entendimento sobre o modo como conhecemos e tomamos contato com as coisas do mundo, que acontece fundamentalmente por meio da intencionalidade, onde as coisas se constituem na consciência a partir da relação entre o sujeito e o objeto, entre o homem e o mundo, entre o pensamento e as coisas pensadas.

Husserl criticou a concepção de consciência predominante na psicologia, que a entendia enquanto uma espécie de depósito de conteúdos, imagens e representações dos objetos, como se as coisas do mundo entrassem na consciência e passassem a fazer parte dela. Para ele, a consciência não é uma substância nem algo meramente passivo, mas pura atividade, sempre direcionada a algo.

Segundo o filósofo, a consciência se encontra constantemente voltada para o mundo e para os objetos do mundo, ela só existe se direcionando a alguma coisa, que corresponde justamente à intencionalidade. A intencionalidade é essa característica da consciência de estar sempre visando algo, sempre para fora.

Deste modo, as ideias só existem porque as coisas aparecem à consciência, enquanto que as coisas só são percebidas porque a consciência se direciona à elas. As coisas são os fenômenos que aparecem à consciência, por isso são sempre coisas para uma consciência, enquanto que a consciência se direciona às coisas, sendo sempre consciência de alguma coisa.

As ideias só existem porque são ideias sobre as coisas, ambas constituem um único fenômeno, por isso estão indissoluvelmente ligadas. (...) Sintetizando: consciência e fenômeno não existem separados um do outro.
(João da Penha, em 'O que é existencialismo')

Por Bruno Carrasco.
@brunodevir

Referências:
MARCONDES. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
PENHA. O que é Existencialismo. São Paulo: Brasiliense, 2014.

Texto completo em:
www.ex-isto.com

#fenomenologia #husserl #edmundhusserl #psicologia #epoche #filosofia
    00
    O filósofo alemão Edmund Husserl elaborou o método fenomenológico partindo de uma crítica sobre as ciências positivistas e da filosofia idealista, propondo uma revisão sobre o entendimento de como conhecemos e captamos o mundo e as coisas do mundo. A fenomenologia propõe um novo entendimento sobre o modo como conhecemos e tomamos contato com as coisas do mundo, que acontece fundamentalmente por meio da intencionalidade, onde as coisas se constituem na consciência a partir da relação entre o sujeito e o objeto, entre o homem e o mundo, entre o pensamento e as coisas pensadas. Husserl criticou a concepção de consciência predominante na psicologia, que a entendia enquanto uma espécie de depósito de conteúdos, imagens e representações dos objetos, como se as coisas do mundo "entrassem" na consciência e passassem a fazer parte dela. Para ele, a consciência não é uma substância nem algo meramente passivo, mas pura atividade, sempre direcionada a algo. Segundo o filósofo, a consciência se encontra constantemente voltada para o mundo e para os objetos do mundo, ela só existe se direcionando a alguma coisa, que corresponde justamente à intencionalidade. A intencionalidade é essa característica da consciência de estar sempre visando algo, sempre para fora. Deste modo, as ideias só existem porque as coisas aparecem à consciência, enquanto que as coisas só são percebidas porque a consciência se direciona à elas. As coisas são os fenômenos que aparecem à consciência, por isso são sempre "coisas para uma consciência", enquanto que a consciência se direciona às coisas, sendo sempre "consciência de alguma coisa". "As ideias só existem porque são ideias sobre as coisas, ambas constituem um único fenômeno, por isso estão indissoluvelmente ligadas. (...) Sintetizando: consciência e fenômeno não existem separados um do outro." (João da Penha, em 'O que é existencialismo') Por Bruno Carrasco. @brunodevir Referências: MARCONDES. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. PENHA. O que é Existencialismo. São Paulo: Brasiliense, 2014. Texto completo em: www.ex-isto.com #fenomenologia #husserl #edmundhusserl #psicologia #epoche #filosofia
  • Estou cheio de angústia: o menor gesto me compromete. Não posso adivinhar o que querem de mim. No entanto é preciso escolher.
(Jean-Paul Sartre, em 'A Náusea')

#sartre #existencialismo #angustia #nausea #jeanpaulsartre #fenomenologia #filosofia #anausea
    00
    Estou cheio de angústia: o menor gesto me compromete. Não posso adivinhar o que querem de mim. No entanto é preciso escolher. (Jean-Paul Sartre, em 'A Náusea') #sartre #existencialismo #angustia #nausea #jeanpaulsartre #fenomenologia #filosofia #anausea
  • O principal interesse na vida e no trabalho é tornar-se alguém que você não era no início. Se você soubesse quando começou um livro, o que você diria no final, você acha que teria coragem de escrevê-lo? (...) O jogo vale a pena na medida em que não sabemos qual será o fim.
(Michel Foucault, em entrevista de 1982)

#foucault #michelfoucault #vida #trabalho #tornarse #tornar #movimento #transformacao #filosofia
    00
    O principal interesse na vida e no trabalho é tornar-se alguém que você não era no início. Se você soubesse quando começou um livro, o que você diria no final, você acha que teria coragem de escrevê-lo? (...) O jogo vale a pena na medida em que não sabemos qual será o fim. (Michel Foucault, em entrevista de 1982) #foucault #michelfoucault #vida #trabalho #tornarse #tornar #movimento #transformacao #filosofia
  • O livro 'A Náusea' foi escrito em 1938 pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre, onde apresenta alguns dos principais temas do existencialismo em forma de romance. É considerado por muitos especialista como o melhor livro de Sartre.

Em sua obra, o autor apresenta as angústias do homem moderno diante de um mundo desprovido de sentido e a sensação do vazio coditdiano, quando confrontado com suas experiências, memórias, e acontecimentos ao seu redor.

Sartre inicia a obra apresentando os cadernos e papéis encontrados com anotações de Antoine Roquentin, o personagem principal, contextualizando e dando um ar de conteúdo original, ao invés de uma ficção, sobre a vida do personagem.

Depois de viajar pela Europa central, África do Norte e Extremo Oriente, Roquentin se manteve por três anos em Bouville, na França, para concluir suas pesquisas sobre o marquês de Rollebon. Suas pesquisas sobre a vida do marquês o fazem questionar sobre sua própria vida, a cidade, e as outras pessoas.

Em suas anotações, Roquentin é confrontado com a ausência de sentido da vida, tendo de lidar com todos os desdobramentos que essa experiência o suscita. Suas reflexões apresentadas em forma de diário tratam sobre a existência, as possibilidades de escolha, a gratuidade da vida, a contingência e a náusea de existir - seu estado de perturbação diante de todas essas constatações.

Por Bruno Carrasco.
@brunodevir.

#sartre #nausea #jeanpaulsartre #anausea #livro #existencialismo #literatura #filosofia #existencialista #leitura
    00
    O livro 'A Náusea' foi escrito em 1938 pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre, onde apresenta alguns dos principais temas do existencialismo em forma de romance. É considerado por muitos especialista como o melhor livro de Sartre. Em sua obra, o autor apresenta as angústias do homem moderno diante de um mundo desprovido de sentido e a sensação do vazio coditdiano, quando confrontado com suas experiências, memórias, e acontecimentos ao seu redor. Sartre inicia a obra apresentando os cadernos e papéis encontrados com anotações de Antoine Roquentin, o personagem principal, contextualizando e dando um ar de conteúdo original, ao invés de uma ficção, sobre a vida do personagem. Depois de viajar pela Europa central, África do Norte e Extremo Oriente, Roquentin se manteve por três anos em Bouville, na França, para concluir suas pesquisas sobre o marquês de Rollebon. Suas pesquisas sobre a vida do marquês o fazem questionar sobre sua própria vida, a cidade, e as outras pessoas. Em suas anotações, Roquentin é confrontado com a ausência de sentido da vida, tendo de lidar com todos os desdobramentos que essa experiência o suscita. Suas reflexões apresentadas em forma de diário tratam sobre a existência, as possibilidades de escolha, a gratuidade da vida, a contingência e a náusea de existir - seu estado de perturbação diante de todas essas constatações. Por Bruno Carrasco. @brunodevir. #sartre #nausea #jeanpaulsartre #anausea #livro #existencialismo #literatura #filosofia #existencialista #leitura
  • Há sempre alguma loucura no amor. Mas também há sempre alguma razão na loucura.
(Nietzsche, em 'Assim falou zaratustra')

#nietzsche #zaratustra #amor #loucura #friedrichnietzsche #assimfalouzaratustra #razao #frase #filosofia #citacao
    00
    Há sempre alguma loucura no amor. Mas também há sempre alguma razão na loucura. (Nietzsche, em 'Assim falou zaratustra') #nietzsche #zaratustra #amor #loucura #friedrichnietzsche #assimfalouzaratustra #razao #frase #filosofia #citacao
  • Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos.
(Heráclito de Éfeso)

#heraclito #heraclitodeefeso #filosofia #frase #rio #psicologia #mobilista #filosofiamobilista #movimento #fluxo
    00
    "Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos." (Heráclito de Éfeso) #heraclito #heraclitodeefeso #filosofia #frase #rio #psicologia #mobilista #filosofiamobilista #movimento #fluxo
  • O grupo de estudos online sobre o Poder em Foucault tem como intuito apresentar sua teoria sobre o poder, como o poder disciplinar, o biopoder e o poder/saber, partindo da leitura e diálogo de textos selecionados.

Michel Foucault propõe um novo entendimento sobre o poder, não buscando responder o que é o poder de maneira universal ou atemporal, mas analisando como o poder acontece nas relações, elaborando uma história do poder e de suas transformações.

Datas e temas:
13/Fev: Poder em Foucault
27/Fev: Poder Disciplinar
13/Mar: Biopoder
27/Mar: Poder/saber

Horário: 15 às 16h30 (fuso horário de Brasília).

Inscrição:
O valor da inscrição é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, pelo site www.ex-isto.com. É possível também pagar por PIX, chave: brunobcarrasco@gmail.com.

Mais informações em:
www.ex-isto.com
(link na bio)

#foucault #poder #michelfoucault #filosofia #filosofiacontemporanea #poderdisciplinar #biopoder #podersaber #poderfoucault #psicologia #psi #estudos
    00
    O grupo de estudos online sobre o Poder em Foucault tem como intuito apresentar sua teoria sobre o poder, como o poder disciplinar, o biopoder e o poder/saber, partindo da leitura e diálogo de textos selecionados. Michel Foucault propõe um novo entendimento sobre o poder, não buscando responder o que é o poder de maneira universal ou atemporal, mas analisando como o poder acontece nas relações, elaborando uma história do poder e de suas transformações. Datas e temas: 13/Fev: Poder em Foucault 27/Fev: Poder Disciplinar 13/Mar: Biopoder 27/Mar: Poder/saber Horário: 15 às 16h30 (fuso horário de Brasília). Inscrição: O valor da inscrição é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, pelo site www.ex-isto.com. É possível também pagar por PIX, chave: brunobcarrasco@gmail.com. Mais informações em: www.ex-isto.com (link na bio) #foucault #poder #michelfoucault #filosofia #filosofiacontemporanea #poderdisciplinar #biopoder #podersaber #poderfoucault #psicologia #psi #estudos
  • Foi numa época relativamente recente que o Ocidente concedeu à loucura um status de doença mental.
(...)
A loucura é muito mais histórica do que se acredita geralmente, mas muito mais jovem também.
(...)
Toda a estrutura epistemológica da psicologia contemporânea consolida-se neste acontecimento que é aproximadamente contemporâneo da Revolução, e que concerne à relação do homem consigo próprio.

(Michel Foucault, em 'Doença Mental e Psicologia')

#foucault #michelfoucault #loucura #doencamental #psicologia #filosofia #historia #historiadaloucura #psiquiatria
    00
    Foi numa época relativamente recente que o Ocidente concedeu à loucura um status de doença mental. (...) A loucura é muito mais histórica do que se acredita geralmente, mas muito mais jovem também. (...) Toda a estrutura epistemológica da psicologia contemporânea consolida-se neste acontecimento que é aproximadamente contemporâneo da Revolução, e que concerne à relação do homem consigo próprio. (Michel Foucault, em 'Doença Mental e Psicologia') #foucault #michelfoucault #loucura #doencamental #psicologia #filosofia #historia #historiadaloucura #psiquiatria
  • O ser artista, na minha opinião, é algo que nascemos sabendo que somos e durante a vida trabalhamos para que essa transição aconteça de uma forma que seja sutil dentro do meio ao qual nos criamos. Sempre tive essa percepção muito cedo, de ser um artista, ou querer me expressar através da arte.

Durante a vida fui colecionando ideias de coisas que um dia poderiam se concretizar, visualizava como seria, sempre tive a percepção de que um dia eu teria habilidade técnicas para colocar essas ideias em prática, mas só agora estou conseguindo explorar, estudar e me aprofundar sobre a arte.

Com esses estudos vieram uma nova avalanche de informações e com eles vários questionamentos sobre o ser artista. Me questiono, hoje tenho habilidades técnicas para realizar algumas das minhas ideias, mas será que isso basta?

Perturbar o meu repouso, mobilizar o meu espaço e encontrar o meu equilíbrio, sair da vertigem.

Guto Nunes.
@gggguto

Veja mais em:
www.ex-isto.com

#gutonunes #galeria #arte #galeriadearte #galeriaindependente #artevisual #artesvisuais #artes #artista #galeriadeartes #artesonline #arteonline
    00
    O "ser" artista, na minha opinião, é algo que nascemos sabendo que somos e durante a vida trabalhamos para que essa transição aconteça de uma forma que seja sutil dentro do meio ao qual nos criamos. Sempre tive essa percepção muito cedo, de ser um artista, ou querer me expressar através da arte. Durante a vida fui colecionando ideias de coisas que um dia poderiam se concretizar, visualizava como seria, sempre tive a percepção de que um dia eu teria habilidade técnicas para colocar essas ideias em prática, mas só agora estou conseguindo explorar, estudar e me aprofundar sobre a arte. Com esses estudos vieram uma nova avalanche de informações e com eles vários questionamentos sobre o "ser" artista. Me questiono, hoje tenho habilidades técnicas para realizar algumas das minhas ideias, mas será que isso basta? Perturbar o meu repouso, mobilizar o meu espaço e encontrar o meu equilíbrio, sair da vertigem. Guto Nunes. @gggguto Veja mais em: www.ex-isto.com #gutonunes #galeria #arte #galeriadearte #galeriaindependente #artevisual #artesvisuais #artes #artista #galeriadeartes #artesonline #arteonline
  • Nem todo contato é saudável, e nem toda fuga é doentia.
(Fritz Perls, em 'A abordagem Gestáltica', 1988)

#perls #fritzperls #gestalt #gestaltterapia #gestalterapia #abordagemgestaltica #psicologia #psico #contato #fuga #escolhas
    00
    Nem todo contato é saudável, e nem toda fuga é doentia. (Fritz Perls, em 'A abordagem Gestáltica', 1988) #perls #fritzperls #gestalt #gestaltterapia #gestalterapia #abordagemgestaltica #psicologia #psico #contato #fuga #escolhas
  • O que acontece é que penso muito raramente; então, uma infinidade de pequenas metamorfoses se acumulam em mim, sem que eu me dê conta, e aí, um belo dia, ocorre uma verdadeira revolução. Foi isso que deu à minha vida esse aspecto vacilante, incoerente.
(Jean-Paul Sartre, em 'A Náusea', 1938)

#sartre #existencialismo #nausea #anausea #jeanpaulsartre #romance #metamorfose #filosofia #mudança #transformação #existência
    00
    O que acontece é que penso muito raramente; então, uma infinidade de pequenas metamorfoses se acumulam em mim, sem que eu me dê conta, e aí, um belo dia, ocorre uma verdadeira revolução. Foi isso que deu à minha vida esse aspecto vacilante, incoerente. (Jean-Paul Sartre, em 'A Náusea', 1938) #sartre #existencialismo #nausea #anausea #jeanpaulsartre #romance #metamorfose #filosofia #mudança #transformação #existência
  • O grupo de estudos online sobre Psicoterapia Fenomenológico Existencial tem como intuito percorrer alguns dos fundamentos e as principais características desta vertente de psicoterapia, partindo da leitura e diálogo de artigos selecionados.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, com abertura para trocar ideias e questões. Os encontros são gravados, a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas:
06/Fev: Fundamentos da Clínica
20/Fev: Psicoterapia Existencial
06/Mar: Caracterização da Terapia
20/Mar: Papel do Terapeuta
Horário: 15 às 16h40 (fuso horário de Brasília).

Condutor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial.

Inscrição:
A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que equivale a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, por meio do link abaixo. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pelo pix brunobcarrasco@gmail.com.

Mais informações no link da bio, ou pelo:
www.ex-isto.com

#psicoterapia #fenomenologiaexistencial #existencialismo #fenomenologia #psicologia #psi #psico #psicoterapiaexistencial #terapiaexistencial #estudo #grupo
    00
    O grupo de estudos online sobre Psicoterapia Fenomenológico Existencial tem como intuito percorrer alguns dos fundamentos e as principais características desta vertente de psicoterapia, partindo da leitura e diálogo de artigos selecionados. Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, com abertura para trocar ideias e questões. Os encontros são gravados, a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado. Datas e temas: 06/Fev: Fundamentos da Clínica 20/Fev: Psicoterapia Existencial 06/Mar: Caracterização da Terapia 20/Mar: Papel do Terapeuta Horário: 15 às 16h40 (fuso horário de Brasília). Condutor: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial. Inscrição: A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que equivale a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, por meio do link abaixo. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pelo pix brunobcarrasco@gmail.com. Mais informações no link da bio, ou pelo: www.ex-isto.com #psicoterapia #fenomenologiaexistencial #existencialismo #fenomenologia #psicologia #psi #psico #psicoterapiaexistencial #terapiaexistencial #estudo #grupo
  • O grupo de estudos online sobre Existencialismo tem como intuito apresentar os fundamentos e alguns dos principais temas dessa vertente de filosofia, introduzindo sobre o existencialismo, seus princípios e as diferenças entre as perspectivas de Heidegger e Sartre.

Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, com abertura para trocar ideias e questões. Os encontros são gravados, a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado.

Datas e temas:
06/Fev: O que é Existencialismo
20/Fev: Princípios do Existencialismo
06/Mar: Martin Heidegger
20/Mar: Jean-Paul Sartre
Horário: 10 às 11h40 (fuso horário de Brasília).

Condutor:
Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial.

Público:
O grupo está aberto a qualquer pessoa interessada no tema.

Inscrição:
A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, por meio do link abaixo. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pelo pix brunobcarrasco@gmail.com.

Mais informações no link da bio, ou pelo:
www.ex-isto.com

#existencialismo #fenomenologia #grupo #psicologia #filosofia #estudos #grupodeestudos #dialogo #fenomenologiaexistencial #sartre #heidegger #estudar
    00
    O grupo de estudos online sobre Existencialismo tem como intuito apresentar os fundamentos e alguns dos principais temas dessa vertente de filosofia, introduzindo sobre o existencialismo, seus princípios e as diferenças entre as perspectivas de Heidegger e Sartre. Todos os encontros acontecem online, de acordo com as datas e horários abaixo, com abertura para trocar ideias e questões. Os encontros são gravados, a gravação é disponibilizada para quem não puder participar no dia e horário agendado. Datas e temas: 06/Fev: O que é Existencialismo 20/Fev: Princípios do Existencialismo 06/Mar: Martin Heidegger 20/Mar: Jean-Paul Sartre Horário: 10 às 11h40 (fuso horário de Brasília). Condutor: Bruno Carrasco, professor de filosofia e psicologia, graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial. Público: O grupo está aberto a qualquer pessoa interessada no tema. Inscrição: A inscrição no grupo de estudos é de R$ 60 por mês, que corresponde a dois encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, por meio do link abaixo. Se preferir pagar por depósito ou transferência bancária para o NuBank, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta entrar em contato solicitando os dados bancários, ou pelo pix brunobcarrasco@gmail.com. Mais informações no link da bio, ou pelo: www.ex-isto.com #existencialismo #fenomenologia #grupo #psicologia #filosofia #estudos #grupodeestudos #dialogo #fenomenologiaexistencial #sartre #heidegger #estudar
  • A oficina de diálogos acontece online como uma experiência terapêutica em grupo, utilizando a filosofia de maneira prática, relacionando filosofia e vida. Nesta vamos percorrer alguns temas de Friedrich Nietzsche.

Nos encontros, os temas são apresentados em sua relação direta com a vida, possibilitando a troca de experiências entre os participantes a partir das temáticas, utilizando os conhecimentos filosóficos como ferramentas para uma ampliação de possibilidades de entendimento de mundo e de si mesmo.

Datas e temas:
03/Fev: Vida como criação
10/Fev: Sabedoria do corpo
17/Fev: Direcionar impulsos
24/Fev: Tornar-se o que se é
Horário: 10 às 11h (horário de Brasília).

Formato:
A oficina de diálogos acontece online, por meio do aplicativo Google Meet, numa videoconferência, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem) para trocar ideias e experiências relacioanadas com os temas filosóficos.

Condutor:
Bruno Carrasco, terapeuta, professor de filosofia e psicologia, autor dos livros Existencialismo e Psicologia e Existencialismo e outros temas. Graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial.

Inscrição:
O valor para participação no grupo é de R$ 90, este pagamento corresponde aos quatro encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, por meio do PagSeguro, ou pelo pix: brunobcarrasco@gmail.com.

Mais informações no link da bio, ou pelo:
www.ex-isto.com

#nietzsche #filosofia #terapia #existencialismo #friedrichnietzsche #grupo #dialogos #dialogar #trocar #experiencias #filosofiapratica #fenomenologia
    00
    A oficina de diálogos acontece online como uma experiência terapêutica em grupo, utilizando a filosofia de maneira prática, relacionando filosofia e vida. Nesta vamos percorrer alguns temas de Friedrich Nietzsche. Nos encontros, os temas são apresentados em sua relação direta com a vida, possibilitando a troca de experiências entre os participantes a partir das temáticas, utilizando os conhecimentos filosóficos como ferramentas para uma ampliação de possibilidades de entendimento de mundo e de si mesmo. Datas e temas: 03/Fev: Vida como criação 10/Fev: Sabedoria do corpo 17/Fev: Direcionar impulsos 24/Fev: Tornar-se o que se é Horário: 10 às 11h (horário de Brasília). Formato: A oficina de diálogos acontece online, por meio do aplicativo Google Meet, numa videoconferência, onde cada participante pode utilizar a transmissão em vídeo ou apenas áudio (sem imagem) para trocar ideias e experiências relacioanadas com os temas filosóficos. Condutor: Bruno Carrasco, terapeuta, professor de filosofia e psicologia, autor dos livros Existencialismo e Psicologia e Existencialismo e outros temas. Graduado em psicologia, licenciado em filosofia e pedagogia, pós-graduado em ensino de filosofia e em psicoterapia fenomenológico existencial. Inscrição: O valor para participação no grupo é de R$ 90, este pagamento corresponde aos quatro encontros. O pagamento pode ser feito por cartão de débito e crédito ou boleto, por meio do PagSeguro, ou pelo pix: brunobcarrasco@gmail.com. Mais informações no link da bio, ou pelo: www.ex-isto.com #nietzsche #filosofia #terapia #existencialismo #friedrichnietzsche #grupo #dialogos #dialogar #trocar #experiencias #filosofiapratica #fenomenologia